Pages Menu
TwitterRssFacebook

Categories Menu

Posted by on mar 6, 2013 in Sem categoria | 1 comment

Publicar um artigo em Fisioterapia Brasil

Fisioterapia Brasil é reconhecida hoje como uma das revistas científicas mais sérias e procuradas na área acadêmica da Fisioterapia. Devido ao grande volume de artigos encaminhados, temos um grande trabalho de avaliação, o que atrasa a publicação.

Portanto, para agilizar as avaliações estaremos cobrando uma taxa dos autores no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais), que deverá ser depositado na conta de Atlântica Editora com o envio do artigo, no Banco do Brasil (agência 3114-3 conta 5783-5 titular: ATMC). Os assinantes da revista Fisioterapia Brasil por 2 (dois) anos ao valor de R$ 336,00 são dispensados do pagamento dessa taxa.

A assinatura da revista permite a cada dois meses receber uma amostra dos melhores trabalhos de pesquisa em fisioterapia e permite ter acesso, por Internet, a todos os arquivos da revista, seja centenas de artigos e milhares de referências (acesso por senha reservada aos assinantes, em breve).

Atenção: Ser assinante ou pagar uma taxa para avaliação de artigo não significa que seu artigo será automaticamente publicado ! Você receberá um relatório sobre o aceite do seu artigo, ou justificando brevemente as razões da negação de seu artigo ou as sugestões de correções. Após aceitação definitiva e publicação, você receberá um exemplar da revista por autor e a versão pdf do artigo para a sua divulgação pessoal.

Como agilizar a publicação de seu artigo ?

O mais importante é o respeito das normas de publicação, que podem encontrar nesse site. Qualquer seja a qualidade da sua pesquisa, as normas são imperativas, em particular no que se refere às referências. Recebemos demais artigos na norma ABNT, obrigatória para os trabalhos acadêmicos, mas em revista preferimos a norma internacional Vancouver, adotada pela maioria das revistas da área da saúde. Em caso de dúvidas, segue o exemplo de qualquer artigo publicado na revista.

A qualidade das referências é essencial, preferencialmente referências de artigos de revistas internacionais de publicação recente. Referências de livros são geralmente consideradas como insuficientes.

Preste a melhor atenção ao tratamento estatístico de sua pesquisa. Uma estatística descritiva (percentagens) é geralmente considerada como insuficiente, quando se pode usar ferramentas de estatística referencial.

A qualidade dos autores é também fundamental: o seu artigo terá mais chances se a lista dos co-autores integra orientadores e especialistas da área da pesquisa.

A qualidade do resumo é importante: não esqueça que a maioria dos leitores vai ler somente o seu resumo, para saber rapidamente de que se trata. Por isso tem de apresentar um resumo honesto e claro dos principais resultados, em português e em inglês.

Antes de enviar o seu artigo, verifique a tradução em inglês e as palavras-chave. Use referencialmente palavras-chave (descritores) já usados na literatura, que podem encontrar no site da Bireme (www.bireme.br).

Envie o seu artigo por Internet, com o mínimo de formatação possível: nada de colunas, notas de pé de página, sublinhado, etc.

Evidentemente, o seu artigo não será julgado sobre o respeito das normas de publicação, mas um artigo bem preparado é avaliado com mais velocidade.

Qual é o prazo de publicação ?

Idealmente, publicamos os artigos na ordem de chegada, mas esta regra fundamental sofre muitas exceções. A regra do Primeiro recebido, Primeiro publicado significa claramente que o conteúdo da revista é na responsabilidade do Autor e não do Editor. Ao contrário de um jornal, onde a informação é escolhida e trabalhada por jornalistas, o “agenda” de uma revista científica respeita a atualidade da pesquisa nos centros acadêmicos. Por isso, ela é o reflexo dos trabalhos atuais, o que legitima o respeito da ordem de chegada. De outro lado, não podemos publicar muitos trabalhos sobre o mesmo tema. Por isso o objetivo do editor é de escolher entre diferentes opções para compor uma revista interessante para todos os leitores, respeitando na medida do possível a ordem de chegada.

1 Comment

  1. Olá,
    Desejo submeter um artigo a revista Fisioterapia Brasil.
    Tenho dúvidas de para onde ou para que email devo enviar o meu manuscrito e se o depósito deve ser realizado antes ou ao mesmo tempo do envio do artigo. Vocês poderiam me esclarecer essas dúvidas?

    Att

    André M.